terça-feira, 31 de maio de 2011

PROJETO JUNINO-2011


Conhecendo a História

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

ALUNOS ATENDIDOS: Todos da escola
PERÍODO: Junho
DURAÇÃO: Três semanas

ENCERRAMENTO: 16 e 17/06/11

Elementos de integração
Durante a semana haverá alguns momentos em que a gincana/brincadeira estarão acontecendo prioritariamente com a participação dos alunos, mas é importante que haja pelo menos uma atividade aberta à comunidade. A presença da família é muito importante e poderá acontecer em diferentes momentos, por exemplo: na realização das tarefas da gincana, na culminância do projeto durante o último dia, auxiliando na elaboração de pratos típicos etc.
Acontecendo na prática

1º passo:
Definir uma equipe de organização composta por professores, supervisores e equipe gestora da escola. Esta equipe será responsável por definir as tarefas, que serão distribuídas ao longo da semana, e coordenar o processo.

2º passo:
Definir, por turmas ou misturadas por afinidade, às equipes de alunos que participarão da gincana ou de brincadeiras.

Cada turma tem que escolher uma tarefa;
• Definir sua caracterização durante a semana, de acordo com o tema da gincana ou da brincadeira que vai apresentar.

3º passo:
Distribuição das tarefas. Abaixo, seguem algumas sugestões:
• Ornamentação da escola;
• Desfile do familiar ou do professor caipira;
• Desfile do professor caipira;

•Desfile de casais de alunos caipira;
• Piada caipira contada por alunos;
• Imitação de um artista caipira;
• Prova de conhecimentos gerais sobre a tradição das Festas Juninas;
• Caracterização de um animal para desfile caipira;
• Elaboração de prato típico junino;
• Buscar um significado bíblico para a fogueira de São João;
• Redigir versos em rima falando dos santos juninos;

• Apresentação da quadrilha no encerramento.

JUSTIFICATIVA:

Todos os anos no mês de junho são comuns em todas as regiões do Brasil os festejos juninos. Estas festas envolvem toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação do ambiente, comidas típicas e músicas folclóricas... Nos ambientes escolares o mesmo acontece, a escola tem um papel importante na valorização das tradições.

OBJETIVOS:

· Conhecer a origem das festas juninas.

· Valorizar a tradição das mesmas.

· Socializar com comunidade escolar e familiar.

· Desenvolver a linguagem oral e escrita.

· Estimular a criatividade e imaginação.

· Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades.

· Conhecer a vida dos santos padroeiros destas festas.

· Promover exposição de objetos característicos de uso do homem do campo, vestuário, ferramenta, alimentação e transporte.

OBJETOS E SIGNIFICADOS:

  • Fogueira e o mastro coma a Bandeira: Está presente no texto bíblico. Isabel mãe de João, queria comunicar o nascimento de seu filho a Maria, mãe de Jesus, que morava do outro lado do rio Jordão. Por isso ela hasteou a bandeira no mastro e acendeu uma fogueira para iluminar.
  • Trajes típicos usados: Roupa simples e remendadas, de pessoas que lidam com a terra; o chapéu de palha que protege o lavrador dos efeitos, do sol. Hoje em dia, na tradição rural brasileira, homens e mulheres usam suas melhores roupas. Nos centros urbanos, há uma interpretação do vestuário caipira ou sertanejo baseada no hábito de confeccionar roupas femininas com tecido de chita florido e as masculinas com tecido de algodão listrado e escuro. As roupas usadas para dançar a quadrilha variam conforme as características culturais de cada região do país.

  • Comidas e bebidas juninas: Produtos agrícolas, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca, que eram cultivados pela população indígenas, tornaram-se a base da alimentação dos brasileiros. Os portugueses trouxeram a tecnologia, como forno de fazer farinha, e costumes que provocaram mudanças no processamento desses produtos. Hoje eles constituem e cardápio básico das festas juninas, acrescentando-se produtos regionais como o pinhão sulino e as castanhas de caju e do Pará.

- Arroz doce

-Bolo de batata-doce

-Bolo de fubá

-Bolo de mandioca

-Bolo de milho

-Broa de fubá

-Canjica ou mungunzá

-Cuscuz de milho

-Pamonha

-Pé-de-moleque

-Pipoca

-Sopa de milho verde

-Tapioca.

· Avaliação: o importante é observar que a comemoração dos Festejos Juninos deve promover e divulgar o universo caipira, sertanejo, onde esta tradição está enraizada e teve sua origem, no país. Deve-se ficar atento para não enfatizar a cultura regional com uma abordagem que a trate como inferior a outras. A intenção deste projeto é justamente o oposto: demonstrar a riqueza cultural do povo brasileiro. Este enfoque pode ser observado para identificar o sucesso da realização da atividade.
Premiação: sugerimos que todas as equipes sejam premiadas por sua participação, e não por competição.

OS SANTOS PADROEIROS

1- SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

É conhecido como santo casamenteiro. Nasceu em Lisboa, a 15 de agosto de 1195. Foi padre. Lutou pelos direitos das mulheres nas famílias.

Foi canonizado no dia 13 de junho de 1231, em Pádua (Itália). Por isso, é festejado nesta data.

As moças solteiras fazem simpatias que envolvem Santo Antônio.

No dia desses festejos, após a missa, são distribuídos pãezinhos bentos aos fiéis.

2- SÃO JOÃO BATISTA

Nascido na palestina, dia 24 de junho, primo de Jesus, era filho de Zacarias e Izabel. João batista foi um profeta que veio antes de Jesus, para preparar sua chegada. Por isso, chamavam-no precursor. Ele batizou Jesus e ensinou o batismo de penitência de arrependimento, para a remissão dos pecados. Era chamado Batista porque batizava o povo nas águas do rio Jordão. Morreu, decapitado, por denunciar a verdade aos poderosos de seu tempo. Hoje é festejado pelo povo com alegria, música, dança e bebidas.

3- SÃO PEDRO

Também chamado de Simão Pedro, nasceu na Galiléia (região da Palestina).Pedro era simples pecador. Um dia quando preparava as redes para pesca, com seu irmão André, Jesus passou e disse: “venha comigo. Eu farei de vocês pescadores de homens.”Eles deixaram tudo e seguiram Jesus. Pedro acompanhou Jesus três anos e se tornou seu grande amigo. Antes de subir ao céu (ascensão ) , ,Jesus nomeou Pedro chefe da igreja. Jesus comparou a igreja com um rebanho e mandou que Pedro cuidasse de todas as ovelhas. São Pedro foi o primeiro Papada igreja. Em Roma foi preso e condenado à morte. Morreu pregoado numa cruz de cabeça par baixo.















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