Educação




ALGUMAS FOTOS DO ENCONTRO DE GESTORES, ADJUNTOS E SUPERVISORES QUE TEVE INÍCIO NO DIA DEZ DE AGOSTO DE 2011 NO SALÃO PAROQUIAL EM BUÍQUE.





                        
                               GÊNEROS TEXTUAIS

OS DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS
Nem sempre percebemos, mas a verdade é que no nosso dia a dia convivemos com uma variedade muito grande de textos. Ao sairmos às ruas nos deparamos com cartazes, painéis, panfletos. Em casa, assistimos a telejornais ou lemos jornais de nossa cidade, conversamos com nossos amigos pela Internet, consultamos o manual de instrução para manusearmos um brinquedo novo, e outros mais. O mais importante de tudo isso é sabermos que não importa qual seja o tipo de texto, todos eles possuem uma finalidade, um objetivo.
Como por exemplo: o jornal serve para nos informar sobre os acontecimentos ligados à sociedade; o e-mail é uma fonte de contato que estabelecemos com amigos e familiares; o manual de instrução nos orienta sobre a maneira correta de utilizarmos um aparelho eletrônico, um videogame; o cartaz nos informa sobre o filme que está em exibição; o panfleto nos estimula a conhecer um novo produto vendido em uma loja; entre outras finalidades.
Então, essa variedade de textos que conhecemos denomina-se de “gêneros textuais”, pois cada um possui uma importância para nós. E o mais importante: Possuem características próprias quanto à linguagem e quanto à forma que os compõem.

Por exemplo, um anúncio possui uma linguagem com o objetivo de convencer, de estimular a compra de um determinado produto; uma reportagem é geralmente feita por uma linguagem clara, tentando fazer com que o leitor entenda perfeitamente o que se trata; uma receita de bolo nos ensina passo a passo sobre como realizar a tarefa.
O e-mail já possui uma linguagem reduzida, pois temos a oportunidade de conversar com várias pessoas ao mesmo tempo. Como você pôde perceber, há uma infinidade de textos, e eles se classificam de acordo com a sua finalidade. À medida que vamos ampliando nosso contato com a leitura, torna-se mais fácil identificá-los.

 
Você sabia que o cartaz compõe aquela imensa variedade de textos que fazem parte do nosso cotidiano?
Durante nosso percurso pelas ruas, temos a oportunidade de depararmos com vários tipos de cartazes. Porém, nunca paramos para observar a maneira pela qual sua linguagem se constrói.
É um tipo de texto que deverá conter uma comunicação breve, mas com bastante clareza e objetividade, como também imagens ilustrativas que procurem despertar a atenção das pessoas.
Geralmente, os cartazes são fixados em postes, muros e paredes de certos ambientes, onde a intenção é de informar sobre um determinado evento, alertar a população sobre algo e ao mesmo tempo instruí-la, tentar convencer o leitor a adquirir um certo produto, entre outras.

CONHECENDO MAIS UM GÊNERO TEXTUAL

 O BLOG

Como você sabe, a sociedade em que hoje vivemos é bastante influenciada pelo avanço da tecnologia, e nós temos de acompanhar toda essa evolução, não é verdade? E por falar nisso, aqueles gêneros dos quais já temos conhecimento, também representam essas grandes inovações.
Basta lembrarmos de que antes, para nos comunicarmos com amigos e familiares, utilizávamos as cartas. Hoje é diferente, pois isso pode ser feito através do e-mail. E não só ele, mas como tantos outros canais, permitem com que as pessoas do mundo inteiro interajam entre si.

E por falarmos nisso, iremos conhecer as características que constituem um destes gêneros que, sem nenhuma dúvida, você já deve ter visto várias vezes ou deve até mesmo possuir um. É do blog que estamos falando, que é uma página da Internet na qual o emissor (a pessoa que escreve) registra suas ideias, sentimentos, fatos ligados à vida pessoal, expõe algum trabalho realizado (como, por exemplo, sua professora pode possuir um blog e nele divulgar todos os seus trabalhos), etc.

 
O assunto que é retratado neste gênero costuma variar, indo desde o relato das experiências pessoais até piadas, fotografias, notícias, novidades ligadas à vida social, enfim, sobre tudo que desejar produzir. Alguns blogs deixam de ser pessoais e passam a ser comunitários, revelando assim as experiências de um grupo de pessoas. É como se você e todos os craques do futebol de sua escola resolvessem criar um, já imaginou como seria interessante? Caso isso aconteça, todos os que acessarem terão a oportunidade de conhecer as novidades, e até fazerem comentários sobre o assunto.


ORIGEM DO DIA DOS PAIS
Pelo que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem parecida com o Dia das Mães, e em ambos a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida e nos criaram.

A história conta que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora Louise sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.


Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai"!

 

RECEITA DE PAI

Deus pegou a força de uma montanha,
a majestade de uma árvore,
o calor de um sol de verão,

a calma de um mar tranquilo,
a generosidade da natureza,
os confortáveis braços da noite,
a sabedoria das eras,
o poder do vôo da águia,
a alegria de uma manhã de primavera,
a fé de uma semente de mostarda,
a paciência da eternidade e o centro da necessidade de uma família.

Depois Deus juntou todos esses ingredientes e quando percebeu que nada mais havia para acrescentar,
Ele viu que Sua obra prima estava completada.
Olhou para essa obra e disse:
"A tua missão é sagrada.
Vai para a vida , vai !

Só falta eu te dar um nome:
eu te batizo de Pai"
Vai... Tens todo o meu apoio !

Fonte: Júlio Marques




SIMPLISMENTE PAI


Pode ser novo, pode ser velho;
Pode ser branco, negro ou amarelo;

Pode ser rico ou pobre;

Pode ser solteiro, casado, viúvo ou divorciado;

Pode ser feliz ou infeliz;

Pode estar aqui ou já ter ido embora;

Pode ter tido filhos ou adotado-os;

Pode ter casa ou morar na rua;

Pode usar terno ou tanga;

Pode ser Deus ou humano;

Pode estar trabalhando ou desempregado;

Pode ser tanta coisa ou simplesmente PAI.
Mas todos, sem faltar um

sequer fazem parte da Criação.

Que não só hoje,

mas em todos os dias desta vida

possas ser lembrado como aquele que:

muitas vezes não dormiu,

muitas vezes ficou pensando

na comida para levar para casa,

muitas vezes engoliu sapos,

muitas vezes chorou escondido,

muitas vezes gargalhou,

muitas vezes perdeu a hora,

mas nunca deixou de pensar

na coisa mais importante da sua vida:

NÓS!!!!

Fonte: Autor desconhecido



ORIGEM 


 DIA DO ESTUDANTE
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

AOS ESTUDANTES

Esse dia é somente seu!!
Aproveito essa data especial para dar os parabéns a todos que se dedicam aos estudos, são esses que realmente podemos chamá-lo de ESTUDANTES.
O estudante que, além de estar constantemente exercitando seus neurônios para expandir seus conhecimentos,possue uma série de responsabilidades. São vocês que realmente podemos chamar de esperança, de futuro do Brasil. São vocês a base intelectual e admirável deste Brasil, brasileiro que estuda, que pensa e que faz acontecer.
Parabéns vocês merecem!!!

Frase Para  o Dia do Estudante
Ser Estudante...
Tarefa difícil, mas não impossível,

tarefa que exige muita batalha , muito esforço,

tarefa que deve ser feita com o coração!

Parabéns, feliz dia do estudante!


MENSAGEM AO ESTUDANTE

Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.
A vida não é dividida em semestres.
Você não terá sempre os verões livres
 e é pouco provável que outros empregados o ajudarão a cumprir suas tarefas
no fim de cada período.
Televisão NÃO É vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho, a roda de amigos as baladas e ir à luta.
Seja legal com os "Nerds". Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles. ( Bill Gates).
A vida não é fácil - acostume-se com isso.

O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Mensagens Dia das Crianças

Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.
Platão

As crianças são quase sempre felizes, porque não pensam na felicidade. Os velhos são muitas vezes infelizes, porque pensam demasiadamente nela.
Paolo Mantegazza
Toda a educação assenta nestes dois princípios: primeiro repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e depois iniciar as crianças humilhadas na mentira, de modo insensível e progressivo.
Franz Kafka
Não ter nada para fazer é a felicidade das crianças e a infelicidade dos anciãos.
Victor Hugo

Precisamos ensinar à próxima geração de crianças, a partir do primeiro dia, que eles são responsáveis por suas vidas. A maior dádiva da espécie humana, e também sua maior desgraça, é que nós temos livre arbítrio. Podemos fazer nossas escolhas baseadas no amor ou no medo.
Elizabeth Kubler-Ross 

Só as crianças e os velhos conhecem a volúpia de viver dia-a-dia, hora a hora, e suas esperas e desejos nunca se estendem além de cinco minutos...
Mário Quintana 
 
Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso.
Antoine De Saint Exupery 
 
  A Lógica De!
 
Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples: - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.
Albert Einstein
 
A Rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
Vinícius de Moraes
 
Rir muito e com freqüência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso.
Ralph Waldo Emerson
 
Não quero adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.
Oscar Wilde

Só as crianças e os bem velhinhos conhecem a volúpia de viver dia a dia, hora a hora, e suas esperanças são breves.
Mário Quintana

O correr das águas,a passagem das nuvens,o brincar das crianças,o sangue nas veias.Esta é a música de Deus.
Hermann Hesse

O Homem - Um boneco

"Às vezes converso com os homens do mesmo modo como as crianças conversam com seus bonecos: embora ele saiba que o boneco não a compreende, usando uma visão agradável e consciente, consegue divertir-se com a comunicação".
Arthur Schopenhauer


Quando guri, eu tinha de me calar, à mesa: só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem.
Mário Quintana

O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido ficar crianças toda a vida.
Albert Einstein
Meus brinquedos

De repente
Ao lembrar dos brinquedos queridos
Que ficaram esquecidos
Dentro do armário
Me bate uma saudade
Me bate uma vontade
De voltar no tempo
De voltar ao passado
Mas nada acontece
Nada parece acontecer
E eu choro
Choro como o bebê que fui
E a criança que quero voltar a ser
Não quero crescer!
Clarice Pacheco