terça-feira, 31 de maio de 2011

PROJETO JUNINO-2011


Conhecendo a História

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

ALUNOS ATENDIDOS: Todos da escola
PERÍODO: Junho
DURAÇÃO: Três semanas

ENCERRAMENTO: 16 e 17/06/11

Elementos de integração
Durante a semana haverá alguns momentos em que a gincana/brincadeira estarão acontecendo prioritariamente com a participação dos alunos, mas é importante que haja pelo menos uma atividade aberta à comunidade. A presença da família é muito importante e poderá acontecer em diferentes momentos, por exemplo: na realização das tarefas da gincana, na culminância do projeto durante o último dia, auxiliando na elaboração de pratos típicos etc.
Acontecendo na prática

1º passo:
Definir uma equipe de organização composta por professores, supervisores e equipe gestora da escola. Esta equipe será responsável por definir as tarefas, que serão distribuídas ao longo da semana, e coordenar o processo.

2º passo:
Definir, por turmas ou misturadas por afinidade, às equipes de alunos que participarão da gincana ou de brincadeiras.

Cada turma tem que escolher uma tarefa;
• Definir sua caracterização durante a semana, de acordo com o tema da gincana ou da brincadeira que vai apresentar.

3º passo:
Distribuição das tarefas. Abaixo, seguem algumas sugestões:
• Ornamentação da escola;
• Desfile do familiar ou do professor caipira;
• Desfile do professor caipira;

•Desfile de casais de alunos caipira;
• Piada caipira contada por alunos;
• Imitação de um artista caipira;
• Prova de conhecimentos gerais sobre a tradição das Festas Juninas;
• Caracterização de um animal para desfile caipira;
• Elaboração de prato típico junino;
• Buscar um significado bíblico para a fogueira de São João;
• Redigir versos em rima falando dos santos juninos;

• Apresentação da quadrilha no encerramento.

JUSTIFICATIVA:

Todos os anos no mês de junho são comuns em todas as regiões do Brasil os festejos juninos. Estas festas envolvem toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação do ambiente, comidas típicas e músicas folclóricas... Nos ambientes escolares o mesmo acontece, a escola tem um papel importante na valorização das tradições.

OBJETIVOS:

· Conhecer a origem das festas juninas.

· Valorizar a tradição das mesmas.

· Socializar com comunidade escolar e familiar.

· Desenvolver a linguagem oral e escrita.

· Estimular a criatividade e imaginação.

· Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades.

· Conhecer a vida dos santos padroeiros destas festas.

· Promover exposição de objetos característicos de uso do homem do campo, vestuário, ferramenta, alimentação e transporte.

OBJETOS E SIGNIFICADOS:

  • Fogueira e o mastro coma a Bandeira: Está presente no texto bíblico. Isabel mãe de João, queria comunicar o nascimento de seu filho a Maria, mãe de Jesus, que morava do outro lado do rio Jordão. Por isso ela hasteou a bandeira no mastro e acendeu uma fogueira para iluminar.
  • Trajes típicos usados: Roupa simples e remendadas, de pessoas que lidam com a terra; o chapéu de palha que protege o lavrador dos efeitos, do sol. Hoje em dia, na tradição rural brasileira, homens e mulheres usam suas melhores roupas. Nos centros urbanos, há uma interpretação do vestuário caipira ou sertanejo baseada no hábito de confeccionar roupas femininas com tecido de chita florido e as masculinas com tecido de algodão listrado e escuro. As roupas usadas para dançar a quadrilha variam conforme as características culturais de cada região do país.

  • Comidas e bebidas juninas: Produtos agrícolas, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca, que eram cultivados pela população indígenas, tornaram-se a base da alimentação dos brasileiros. Os portugueses trouxeram a tecnologia, como forno de fazer farinha, e costumes que provocaram mudanças no processamento desses produtos. Hoje eles constituem e cardápio básico das festas juninas, acrescentando-se produtos regionais como o pinhão sulino e as castanhas de caju e do Pará.

- Arroz doce

-Bolo de batata-doce

-Bolo de fubá

-Bolo de mandioca

-Bolo de milho

-Broa de fubá

-Canjica ou mungunzá

-Cuscuz de milho

-Pamonha

-Pé-de-moleque

-Pipoca

-Sopa de milho verde

-Tapioca.

· Avaliação: o importante é observar que a comemoração dos Festejos Juninos deve promover e divulgar o universo caipira, sertanejo, onde esta tradição está enraizada e teve sua origem, no país. Deve-se ficar atento para não enfatizar a cultura regional com uma abordagem que a trate como inferior a outras. A intenção deste projeto é justamente o oposto: demonstrar a riqueza cultural do povo brasileiro. Este enfoque pode ser observado para identificar o sucesso da realização da atividade.
Premiação: sugerimos que todas as equipes sejam premiadas por sua participação, e não por competição.

OS SANTOS PADROEIROS

1- SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

É conhecido como santo casamenteiro. Nasceu em Lisboa, a 15 de agosto de 1195. Foi padre. Lutou pelos direitos das mulheres nas famílias.

Foi canonizado no dia 13 de junho de 1231, em Pádua (Itália). Por isso, é festejado nesta data.

As moças solteiras fazem simpatias que envolvem Santo Antônio.

No dia desses festejos, após a missa, são distribuídos pãezinhos bentos aos fiéis.

2- SÃO JOÃO BATISTA

Nascido na palestina, dia 24 de junho, primo de Jesus, era filho de Zacarias e Izabel. João batista foi um profeta que veio antes de Jesus, para preparar sua chegada. Por isso, chamavam-no precursor. Ele batizou Jesus e ensinou o batismo de penitência de arrependimento, para a remissão dos pecados. Era chamado Batista porque batizava o povo nas águas do rio Jordão. Morreu, decapitado, por denunciar a verdade aos poderosos de seu tempo. Hoje é festejado pelo povo com alegria, música, dança e bebidas.

3- SÃO PEDRO

Também chamado de Simão Pedro, nasceu na Galiléia (região da Palestina).Pedro era simples pecador. Um dia quando preparava as redes para pesca, com seu irmão André, Jesus passou e disse: “venha comigo. Eu farei de vocês pescadores de homens.”Eles deixaram tudo e seguiram Jesus. Pedro acompanhou Jesus três anos e se tornou seu grande amigo. Antes de subir ao céu (ascensão ) , ,Jesus nomeou Pedro chefe da igreja. Jesus comparou a igreja com um rebanho e mandou que Pedro cuidasse de todas as ovelhas. São Pedro foi o primeiro Papada igreja. Em Roma foi preso e condenado à morte. Morreu pregoado numa cruz de cabeça par baixo.















domingo, 6 de março de 2011

CARNAVAL DE BUÍQUE - 2011

O primeiro dia de Carnaval sem dúvida até agora foi o melhor e que arrastou mais gente à praça de evento. Não se sabe ao certo quem foi o responsável pelo sucesso, assim dizem algumas pessoas - As Carmelitas ou a presença da Banda o Bonde do Maluco. A verdade é que nunca se viu tanta gente seguindo um Trio Elétrico em Buíque. As Carmelitas embalada ao som da banda e Trio Garota Tropicana foram a atração principal. Crianças, jovens, adultos, casais e muita gente bonita fantasiadas de mulher envadiram o centro da cidade. Criatividades e inreverência garantiram o sucesso de quem foi a praça ou acompanhou o bloco. O Bonde do Maluco de prato principal foi apenas a sobremesa. Juntos proporcionaram um belo dia de festa.Parabéns a todos!!!














































ORQUESTRA BUIQUENSE DE FREVO
A Orquestra Buiquense de Frevo nos últimos anos com certeza foi o que mais elevou o nome de Buíque, isso em termos culturais. Em pouco tempo de existência realizou grandes apresentações e conseguiu um grande número de fãs.

terça-feira, 1 de março de 2011

ÍNDIOS DA ALDEIA KAPINAWA REIVINDICAM ESTRADAS E SALÁRIOS ATRASADOS


Hoje pela manhã a prefeitura de Buíque foi tomada por Índios da aldeia Kapinawá. Cerca de 300 índios dança e cantam no pátio da prefeitura em busca de soluções. Segundo o Pajé Robério: as reivindicações são antigas desde dos outros prefeitos. "Não temos nada contra o prefeito atual, queremos apenas que as promesssa de campanha sejam realizadas de fato".
Portal de Noticias: quais seriam? Salários atrasados e que a estradas sejam feitas da PE até a aldeia e as outras estradas menores dentro da comunidade.
PN: Nada foi feito neste governo neste sentido? Foi sim, no inicio do ano passado foi passado à máquina, mas com as chuva agora estar pior ainda. E acrescenta: Seria bom se fizesse terraplanagem aí nunca mais ninguém teria dor de cabeça.
Enquanto conversávamos uma comissão de 06 índios estavam negociando com o prefeito.
Perguntado se pretendiam ficar por muito tempo, ele respondeu: só vamos sair daquir quando tivermo a certeza de que nossas reivindicações serão atendidas.
E conclui: infelizmente tivemos que agir dessa maneira, desde que ele foi eleito não tivemos a oportunidade de confessar e falar das nossas necessidades, é uma pena ter que ser assim.

Dois dias depois dos protestos na prefeitura, segundo informações de uma índia os salários foram todos pagos, quanto as estratas em breve postamos o desfecho.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Carnaval o show da terra

História do Carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Recife
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem às ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Salvador
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
Buíque
O carnaval de Buíque é sem dúvida uma das melhores festa do interior de Pernambuco. Na cidade, acredita-se que foi trazido pela a família França. Em alguns povoado e vilas não se sabe ao certo quem o trouxe. Porém, era presença marcante todas as tardes o desfile dos papangus pela as ruas, pedindo dinheiro e assustando as crianças.
Com o passar dos anos a festa foi ganhando mais adeptos surgindo assim pequenos blocos de rua. Com a escolha da Rainha do Carnaval jovem estudante passou a participar mais das prévias carnavalescas. Vale apenas registrar os saudosos foliões que contribuíram significativamente na construção desta história: Cândido Leite, Pedro Peru, Mario Rocha e outros que comandavam a festa. Em 1981 com a inauguração do Clube Municipal pelo então Prefeito da época Blesman Modesto, os Bailes Carnavalescos e outros eventos passaram a ser realizados neste local, pouco tempo depois, seriam introduzidos também carros de som. Surge também o bloco da “turma do trator”. O carnaval tornou-se a maior festa popular da cidade, hoje comemorado na praça de eventos que se torna pequena a cada ano pela quantidade de pessoas vindas de todas as partes de Pernambuco e de outros estados. A festa começa na sexta-feira com a saída do bloco “as Carmelitas” e termina na quarta-feira. Os 5 dias de festa são animados pelas melhores bandas e orquestras da região. O banho de bica é uma atração a parte e irresistível aos participantes.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL/2011

SEXTA-FEIRA DIA 04/03:
Abertura com o bloco mais inrreverente da região "AS CARMELITAS" Concentração e desfile pelas principais ruas da cidade até a praça
de eventos.
- Trio e Banda garota Tropicana
- Orquestra de Frevo

- Bonde do Maluco

SÁBADO DIA 05/03
- Orquestra de Frevo

- Serra Samba
- Banda Vizzu
- Trio da Huanna

DOMINGO DIA 06/03:
- Orquestra de Frevo

- Rennye e a Galera
- Banda As da
América
- Casca de Romã Eletrica


SEGUNDA-FEIRA DIA 07/03:
- Orquestra de Frevo
- Vacila Samba
- Renam Moreira
- A Sombra


TERÇA-FEIRA DIA
08/03
- Orquestra de Frevo
- Altosamba
- Vôa vôa
- É Otchan















segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ANIVERSÁRIO DO MENINO JESUS CRISTO



ORIGEM DO NATAL

A palavra Natal significa nascimento ou aniversário. Apesar desta palavra não constar na Biblia a festa teve origem na igreja católica romana apartir do século IV se espalhando por todo o mundo.
O Nata é uma data em que comemoramos o nascimento de JESUS CRISTO. Na antiguidade o Natal era comemorado em diferentes datas, pois não sabiam com exatidão o dia do nascimento do menino Jesus. Foi somento no século IV que o dia 25 foi estabelecido como data oficial de comemoração. As antigas comemorações costumavam durar até 12 dias, tempo que os 3 reis magos levaram para chegar a cidade de Belém para adorar o menino Jesus e entregar os presentes.
O NATAL é uma festa sem fronteiras é o culta do nascimento da bondade, da ternura, da paz, do amor... da vida e da reflexão.

Confira o projeto de Natal no menu Escola Ativa.

domingo, 21 de novembro de 2010

FINAL DA COPA MULTIBANK DE FUTEBOL DE BUÍQUE

LEÃO XIII É O CAMPEÃO
LEÃO XIII DE BUÍQUE VENCE A EQUIPE DA CAPOTÁRIA DE ARCOVERDE POR 2X0 E FICA COM O TÍTULO

O Campeonato ou copa como o chamam teve início no dia 12 de setembro do ano em curso e sua final foi no último domingo 19 de dezembro. Participaram da competição 12 equipes, das quais duas dessistiram, restando apenas 10. Neste período foram realizados 34 jogos, 188 gools. O melhor ataque ficou com a equipe de Arcoverde que fez 20 gools em segundo lugar Leão XIII com 18 gools incluíndo os da final.
Em relação a indisciplina precisamos e muito melhorar, seja em relação a punição ou ao próprio regulamento que favorece aos que esquecem ou não sabe jogar. Veja os números: Foram distribuídos 165 cartões amarelos e 24 expulsões, isto sem incluir os números da final. As equipes mais indisciplinadas são Laguinha e São Félix, cada uma recebeu 24 cartões amarelos e o campeão de expulsões foi o time de Rosa de Saron com 5 expulsões.
Apesar do Campeo
nato ter começado no mês de setembro só realmente teve sentido ou melhor importância apartir das quartas de finais quando começou o mata mata, aí realmente começou a competição de fato.

BOLA ROLANDO
O árbitro apitou pela a primeira vez aos 10:03 min. e a 1ª chance de gool quem teve foi a equipe do Leão XIII aos 5 min. através de Bruno que chuta de prima pra fora. As equipes começaram nervosas, onde reclamações com os árbitros e provocações eram constantes porém, a equipe de Arcoverde em sua retaguarda mostravasse confusa e insegura tanto que aos 20 min. a defesa quase faz um gool contra. A equipe de Buíque não inventa, marca forte e não deixa a Capotária gostar do jogo. A bola quase não chega ao seu artilheiro Sandro, que bem marcado por muitas vzs teve que sair da área para receber a bola. A equipe da Capotária tocava mais a bola no meio de campo, mais sem muita objetividade, o Leão era forte na pegada e saia rápido nos contra ataque através do seu meio de campo. Aos 25 min. a defesa da Capotaria falha e o atacante Plínio fica cara a cara com o goleiro, tenta tirar do goleiro e perde o ângulo e o gool. Aos 28 min. Capotaria perde seu lateral esquerdo Josenilson por contursão.
A parte
defensiva da Capotária abusa de tantos erros e facilita o 1º gool do Leão. O goleiro Robson sai do gol e não encontra nada o zagueiro adversário toca de cabeça, pra o meio da área, Nenen de costa para o gool e sem deixar q bola cairsse dá uma meia bicicleta e bola vai morrer no fundo do gool.
Depois do gol do Leão o jogo melhora muito, Capotária parte pra cima e defesa adversária se defende de todo jeito.
Mesmo assim Capotária por duas vzs seguidas quase empata o jogo através de Vanderley que na 1ª oportunidade cabeceia sozinho pra fora, na segunda não consegue finalizar e disperdiça novamente e Bruno Júnior que o marcava ficou só olhando. Não era realmente o dia de Vanderley a bola só o procurava e ele dispediçava as chances. Apesar da sonolência que paiarava sobre os atletas da equipe do Cardeal eles continuavam criando oportunidadesmas, não concluiam em gools. o Leão recuou e depois do gool só apareceu uma vez na frente com muito perigo. BrunoJúnior que estava sumido resolveu aparecer e recebeu a bola avancou pela a direita invadiu a área, o zagueiro teve medo de fazer o penalti e deixou que ele chutace no gool obrigando o goleiro se redimir da falha anterior realizando uma grande defesa.
2º TEMPO
Precisando virar o jogo a equipes da Capotária fez duas substituções ainda no vestiário, entrando Messias e Márcio. O time de Arcoverde veio mais acesso pra o segundo tempo. e procurou explorar as laterais do campo centrando os cruzamento na 2ª trave com a chegada do sempre perigoso do atacante Sandro. O segundo tempo parece de uma equipe só, Capotária é só pressão
e por pouco não empata, o zagueiro do Leão XIII(Regis) salva um gool encima da linh
a do gool.
Aos trinta mi
nutos Arcoverde continua encima e Messias de fora da área acerta um belo chute e obriga Amós a praticar um linda defesa de puro reflexo.
como diz o ditad
o: perdido por um perdido por 10.Capotária queria o gool de empate e esqueceu de se defender. Foi aí que Nenen começou toda a jogada que originou o 2º go0l. Ainda no seu campo, recebeu a bola gingou pra dentro e enfiou a bola por fora pra Dé, ele recebe levanta a cabeça e cruza pra Plínio e no 1º momento não domina, a zaga não chega ele tem tempo suficiente e calma ajeita e chutar forte encima sem nenhuma chance do goleiro Robson defender. matando assim o jogo. A esta altura faltava poucos min. pra terminar a partida e a grande e valente equipe de Arcoverde nada pode fazer.



PLÍNIO E NENEN, ARTILHEIRO DA FINAL

REGIS E AMÓS MURALHA DEFENSIVA DO LEÃO


ENTREGA DO TROFÉU AO CAPITÃO DA EQUIPE CAMPEÃ

VALE APENA REGISTRAR OS PATROCINDORES E CO
LABORADORES DA COMPETIÇÃO.
TROFÉU DE CAMPEÃO FOI DOA
DO PELO O FILHO DE TIL, O QUAL PRESTOU MAIS UMA HOMENAGEM AO SEU PAI ERANILDO.
O DE VICE CAMPEÃO FOI UMA OFERTA DA PREFEITURA DE BUÍQUE.
E EUCLIDES DA PADARIA NOVA ESPERANÇA QUE SEMPRE APOIA O ESPORTE DA NOSSA CIDADE.
AO ORGANIZADOR DO CAMPEONATO (DEDÉ) MEUS PARABÉNS PELO O EMPENHO E DEDICAÇÃO A ESPORTE DA NOSSA CIDADE.


MATÉRIA ABAIXO É RELACIONADA AO PRIMEIRO TURNO DO CAMPEONATO


CAPOTARIA DE ARCOVERDE
CAMPEÃ DO 1º TURNO

A III Copa Multibank de futebol do municípuio de Buíque é composta por 10 equipes divididas em dois grupos de 5. As competições tiveram início no mês de setembro e hoje 21 de novembro chegou ao final do primeiro turno.
A equipe de Arcoverde representada pela a CAPOTARIA fez a final do 1º turno com uma equipe de Buíque representada pela LAGUINHA.

NO CLIMA DO JOGO
Apesar da polêmica que antecedeu o jogo em relação a um memblo da equipe de Arcoverde que chamou o adversário de "time de sítio", serviu mesmo como ingrediente motivador para a partida.
A verdade é que o futebol campo/cidade estar muito nivelado, alguns jogadores se sobressai pela a esperiência e outros pela a técnica.

BOLA ROLANDO
Em relação ao jogo o que vimos foi um belo espetáculo, digno realmente de uma final. No primeiro tempo a equipe da capotaria sobrou em campo. Logo no início conseguiu fazer seu 1º gol através da cobrança de pelnátil com o jogador Morcego. A esta altura Capotaria era melhor em campo e logo em seguida numa jogada pela a direita, bola cruzada na área o atacante Sandro dominou a bola com tranquilidade e mandou para as redes.
No segundo tempo o time de Laguinha parecia outra equipe, com as substituições e o acerto no posicionamente da equipe fez com que a equipe melhorasse na defesa e chegasse ao ataque com mais consistência. A conversa do treinador com o auxíliar Cabelinho e com os jogadores deu certo. E numa jogada de muita raça Sasá colocou a bola na frente deixou a zaga pra traz e diminui o placar para 2x1. O segundo gol da Laguinha surgiu de um escantei em que o zagueiro falhou e a bola sobrou pra Fábio que só teve o trabalho de empurrar pra rede.
Jogo empatado, a desisão foi para os penáltis e como a equipe de Arcoverde tinha o melhor jogador em campo eleito pelos torcedores, o goleiro Robson que, além de ter feito uma boa partida no tempo normal ainda fez a defesa que deu ao time da CAPOTARIA a vantagem de está na final do campeonato.

LAGUINHA VICE CAMPEÃ












SASÁ DA LAGUINHA E ROBSON DA CAPOTARIA FORAM ESCOLHIDOS OS MELHORES
JOGADORES DA PARTIDA














ÁBITROS DA PARTIDA

DEFINIDOS OS SEMIFINALISTAS DO CAMPEONATO MULTIBANK DE BUÍQUE

No 1º jogo entre Rosa de Saron e Capotaria, a equipe de Arcoverde conseguiu despachar seu adversário pelo o placar de 2x1 . A equipe de Arcoverde saiu na frente no placar, Rosa de saron conseguiu empatar ainda no 1º tempo. Apesar da equipe de Buíque jogar com um grupo de garoto com idades inferiores a 20 anos, a equipe arcoverdense com um grupo de jogadores esperiêntes sofreram para ganhar o jogo, e só conseguiu definir a partida aos 40 minutos do segundo tempo.

JOGADAS VIOLENTAS E EXPULSÕES

MARCAM O 2 º JOGO

Camarões e Leão XIII protagonizaram o jogo mais violento da rodada. foram duas expulsões além dos cartões amarelos distribuídos no decorrer da partida.
Camarões supreendeu o adversário e a todos que assistião ao abriu o placar aos dez minutos de jogo através de uma bola dividida entre o atacante com o goleiro, cobrado o escanteio o zagueiro falhou e aí o outro zagueiro "Zé Ivan" não perdoou e chutou cruzado pra os fundos da rede. O Leão XIII não se abateu e logo em seguida conseguiu o seu gol de empate. O lance iniciou numa jogada duvidosa de empendimento que não teria acontecido, cobrado o tiro livre indireto a bola chegou até o meia que fez o pivô e deixou a bola pra o atacante Plínio empatar o jogo. A virada veio através do jogador Bruno que após ter levado cartão amarelo ao deixar a mão na cara do adversário resolveu jogar e numa jogada de craque se livrou do marcador e tocou a bola para Dê (camisa 11) que num belo giro de esquerda ,de prima fez um lindo gol. Gol este que colocou o Leão na semi -final do campeonato.

SÃO FÉLIX GANHA FÁCIL DO CAC
por 3X1

A terceira vaga ficou com a equipe do São Felix que venceu o CAC por 3X1. A grande vitória do São Félix foi construída ainda no 1º tempo através dos jogadores Leilson, Marquinho e Junior. O CAC só conseguiu descontar no segundo tempo com Walflan que recebeu a bola sozinho após Lila construir toda a jogada, O CAC no segundo partiu pra cima, construii alguns lances de gol, mas não aproveitou.

O ÚLTIMO SEMIFINALISTA

Equilíbrio foi a tônica do último jogo da rodada. A equipe do Altinense comecou o jogo com mais volume de jogo, melhor, e mais organizado, porém a Laguinha era forte no contra ataque pela a direita, sempre chegando através de chuzamentos na área. O Altinense conseguiu colocar uma bola na trave. No segundo tempo a equipe de Laguiha voltou modificado e estas modificações foram importantes e decisivas. Gilmar recebeu a bola remeçada de um lateral, partiu pra cima com velocidade e de fora da área chutou e consegiu fazer um lindo gol.E assim ficou o placar 1x0 para a Laguinha.

PRÓXIMA RODADA - DOMINGO 05/12 - MANHÃ

1º JOGO: CAPOTARIA X LEÃO XIII
2º JOGO: lAGUINHA X SÃO FÉLIX

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS


A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS


A comemoração do Dia das Crianças no Brasil só ganhou espaço a partir da década de 1950.

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.






ORAÇÕES DE CRIANÇAS

Criança que reza, é criança feliz...

É importante que, desde pequenos, tenhamos o nosso encontro e contato com o
Pai do Céu
que tanto nos ama e, nada melhor que a oração para nos levar
à intimidade e conhecimento
das coisas de Deus.


ORAÇÕES PARA A MANHÃ

Logo que acordar, trace um sinal da Cruz: +
EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

Papai do Céu, logo que acordo penso sempre em você.
Quero que o Senhor abençoe o meu dia que começa
e que você esteja junto comigo em todos os dias de minha vida.
Obrigado Papai do Céu.
Amém.

Meu Deus, eu te ofereço todo este meu dia.
Ofereço ao Senhor trabalhos e os meus brinquedos.
Tome conta de mim para que eu não faça nada que O aborreça.
Amém.

Meu Jesus, me ajuda, nesse dia obedecer o papai e a mamãe e, não brigar com eles e nem com os meus amiguinhos.
Amém.

ORAÇÕES NAS REFEIÇÕES

Senhor, eu te agradeço por este alimento.
Que nunca nos falte a comida na mesa de todos.
Ó meu bondoso Papai do Céu,
queremos agradecer o lanchinho que agora vamos comer.
Amém.

Meu Deus, eu agradeço ao Senhor esta alimento que sua bondade nos dá.
Dê também o necessário para todos.
Abençoe os que trabalham para termos o que comer.
Amém.

ORAÇÕES PARA A ESCOLINHA

Jesus, Você nos mostra o Pai.
Por sua causa, tudo foi criado: as pessoas e as coisas.
Ajude-me no estudo, para que eu possa conhecer
as coisas, as pessoas,
o Pai do Céu.
Amém.

Jesus, vou para a escola, como o Senhor também foi.
Que nada me aconteça no caminho. Quero aproveitar bem as aulas.
Quero aprender bastante. Não se esqueça das crianças que não têm escola,
e abençoe os professores e as professoras.
Amém.

Jesus, agradeço mais este dia de aula.
Foi bom. Eu estudei, trabalhei e brinquei bastante.
Agora me acompanhe até minha casa.
Amém.

Jesus, hoje eu vou ter provas na escola . Estudei bastante, mas posso perder a calma e esquecer tudo. Que o Espírito Santo que me ajude para eu me sair bem em tudo. Ajude também meus colegas e minhas colegas.
Amém.

ORAÇÕES DE PERDÃO

Meu Deus, eu agradeço este dia.
Agradeço pelo bem que os outros me fizeram e pelo bem que eu pude fazer.
Peço perdão pelo que eu não fiz direito.
Amanhã, com sua ajuda, quero ser muito melhor.
Amém.

Meu Papai do Céu, eu andei errando, andei brigando.
Não fiz as coisas direito... Mas, no fundo eu não gosto de fazer as coisas erradas.
Por isso eu peço desculpa e vou fazer força para não errar de novo,
e fazer tudo bem certo.
Amém.

Perdoa-me, Senhor Jesus, porque hoje senti ciúmes e raiva.
Tive raiva de meu irmãozinho e dos meus amiguinhos.
Desculpa Senhor,
porque hoje eu briguei e disse coisas feias.
Me ajuda a melhorar
e não mais fazer coisas feias.

ORAÇÕES PELA FAMÍLIA

Papai do Céu, olha, por favor, por todos da minha família.
Protege do mal, conserva com saúde minha casa,
meu papai, minha mamãe e
meus irmãos e nos dê a paz.
Amém.

Senhor, hoje eu rezo pela minha mamãe.
Que o Senhor dê forças para ela viver este dia.
Meu Jesus, hoje minha mamãezinha está um pouco brava.
Peço que amanhã ela fique feliz e, eu possa brincar com ela.
Obrigado. Amém.

Senhor Jesus,
hoje meu paizinho não está muito bem.
Não sei o que aconteceu com ele.
Peço que o Senhor cuide dele,
pra sarar rapidinho e a
gente poder brincar
juntos amanhã.
Obrigado.
Amém.

Querido Paizinho do Céu, quando rezo para ti,
sinto meu coração feliz.
É como o amor que sinto por papai e por mamãe quando os abraço antes de deitar.
Obrigado pelo sentimento do amor.
Amém.

ORAÇÕES DE CURA E LIBERTAÇÃO PARA CRIANÇAS

Meu amiguinho Jesus,
hoje estou com dorzinha de barriga.
Peço Senhor que cure essa dor,
para eu brincar com meu papai, minha mamãe,
meus irmãozinhos
e meus amiguinhos.
Amém.
(em vez de dor de barriga pode ser de cabeça, no pé etc...)

A noite vem,
o sol já foi embora.
Jesus e Anjinho da Guarda,
fiquem comigo nesta boa hora...
Livra-me de todo medo da noite,
de dormir...
Protege do mal e de sonhos ruins.
Tira, Jesus,
o medo de vampiros
e fantasmas, monstros e seres que
assombram os meus pensamentos.
Pelo seu amor por mim,
amém.

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador.
Se a ti me confiou a piedade divina,sempre me rege, me guarde,
me governe, me ilumine,
amém!

Desejo a todas as famílias um dia de muita confraternização,
com o intuito de oportunizar momentos de intensa harmonia e prazer.