sábado, 17 de setembro de 2011

SE VOCÊ NÃO ESTEVE EM BUÍQUE NO DIA SETE DE SETEMBRO, VEJA ALGUNS MOMENTOS DA NOSSA PARADA CÍVICA REALIZADA PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ENEM DEVE SER NOS DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO,  SEGUNDA PROVA FICA PARA MAIO DE 2012.

Amanda Cieglinski*
Da Agência Brasil
Em Brasília

          O Ministério da Educação (MEC) confirmou hoje (12) que deve anunciar na próxima semana as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011/2012. A edição deste ano será em outubro provavelmente nos dias 22 e 23. A outra prova deve ser marcada para maio de 2012, nos dias 5 e 6. Os técnicos do MEC trabalham nos últimos detalhes do edital que deverá ser publicado na próxima semana. Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano. Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
       A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

MUDANÇAS NO PROCESSO

          O MEC estuda mudanças nos procedimentos nas provas do Enem deste ano. O UOL Educação apurou, na primeira quinzena de abril,  que os alunos terão um tempo determinado, antes do início do exame, para verificar se há erros nos cadernos de prova. Além disso, os celulares serão “confiscados” e não poderão ficar com os estudantes.
No ano passado, houve problemas em cadernos amarelos da prova, que vieram com questões faltantes e/ou repetidas. É por isso que os alunos deverão ter um tempo neste ano para verificar e pedir a troca do caderno caso haja problema antes mesmo de começar o exame. Se o estudante não avisar, não poderá reclamar posteriormente.
O “confisco” do celular visa evitar problemas como os de 2010, no qual um repórter do Jornal do Comércio, de Pernambuco, vazou o tema da redação por mensagem de texto. Os aparelhos, estuda o MEC, deverão ser devolvidos no final da prova.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FORMAÇÃO DE GESTORES,ADJUNTOS E SUPERVISORES MUNICIPAIS DO mUNICÍPIO DE BUÍQUE.

     " Crescer como profissional, significa ir localizando-se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos para chegarmos a ser um  ser humano  verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com nossos semelhantes para o alcance  de nossos objetivos como profissional da Educação".

     Com este pensamento de "Paulo Freire"  a ADM e TEC/PRO EDUC, na pessoa da professora Conceição iniciou a formação em nosso município. A finalidade desta Formação é de responder as necessidades de gestores, adjuntos, supervisores e outros Profissionais  em Educação  a cerca  do processo  de planejamento e avaliação  do ensino e da aprendizagem na Edudação Básica do Município. Neste sentido, a Lei Municipal  nº 243 2010 que reformulou a estrutura  administrativa da Secretaria de Educação foi material de estudo, bem como as  atribuições dos docentes, Gestores e dos supervissores.
Neste primeiro encontro foram  analizados,discutido e apresentado em seminários temas como:
A Constituição Federal de 1988-Capítulo da Educação;
LDB 9.394/96;
Plano Nacional da Educação- 2011  a 2020;
Lei Municipal -243/2010;
Plano Nacional da Educação;
PAR - Plano de Ações Articuladas.

Obs. Outras fotos no menu Educação.